A cozinha sobre rodas é uma tendência que chegou ao Brasil para ficar. Os food trucks conquistaram a população pela grande variedade de comidas que servem e pela mobilidade. Também se tornaram alternativas de trabalho para quem atua no setor de gastronomia.

É fato que durante a pandemia, o setor foi altamente impactado, mas também surgiram oportunidades, como oferecer a opção de retirada e delivery. Com o avanço da vacinação e a reabertura do comércio, muitas pessoas voltaram a apostar no food truck para empreender ou para redirecionar seus negócios ligados à cozinha.

A Paes Engates, empresa com sede em Campinas que há mais de três décadas fabrica linhas de reboque, vem registrando aumento na procura pelos food trucks. “A demanda vem crescendo na ordem de 30% nos últimos meses”, afirma Valter Almeida, gerente financeiro da Paes Engates.

Os food trucks fabricados pela Paes Engates com a marca Free Hobby seguem todos os padrões legais: são veículos sem motor que precisam ter, por exemplo, código do Renavam e numeração do chassi. — Foto: Crédito: Divulgação Paes Engates

A empresa, que é referência em qualidade, atende empreendedores de todo o Brasil que buscam food trucks personalizados de acordo com o tipo de alimento que irão trabalhar. ”A estrutura do reboque, que chamamos de Food Trailler, é padronizada e homologada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tem numeração do chassi e código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). É um veículo, só que sem o motor”, explica Valter.

Se há um padrão de cumprimento, largura e capacidade de carga, que precisa ser seguido, por dentro é possível fazer adaptações de acordo com a necessidade do cliente. Se o objetivo for trabalhar com hambúrguer, por exemplo, pode ser feito um balcão maior, recortes diferenciados na pia e espaço para colocar a fritadeira, ou seja, tudo o que facilita o dia a dia do empreendedor.

“Trabalhamos com food trucks personalizados, fazemos os projetos que são aprovados pelos clientes e entregamos o veículo pronto tal como ele deseja”, confirma o gerente.

Toda a produção da Paes Engates é realizada com o acompanhamento de um engenheiro mecânico, utilizando materiais de qualidade e comprometimento com detalhes que fazem toda a diferença para os clientes — Foto: Crédito: Divulgação Paes Engates

Inovação constante

A Paes Engates tem tradição de 35 anos no mercado. Somente com a linha de food trucks, batizada de Free Hobby, são 25 anos como uma referência no mercado, mantendo revendedores em quase todos os estados do Brasil. Os projetos são acompanhados do início ao fim por um engenheiro mecânico na fábrica e outros diferenciais são a qualidade do material e da montagem e o uso de equipamentos inovadores, como máquina a laser para fazer recortes da chapa e células robóticas de soldagem, que conferem perfeição ao produto final, mostrando que a empresa que conta com mais de 80 colaboradores na área de produção visa sua evolução constante, que pode ser conferida em cada produto entregue. “Os reboques são desenhados antes da produção, considerando todos os detalhes que atendem às necessidades do cliente. Após a encomenda, como é personalizado, a média de entrega é de 30 a 40 dias, período que coincide com o tempo que o empreendedor precisa para organizar documentos para abrir o seu negócio”, ressalta Valter.

Na hora de buscar o seu food truck, o cliente se depara com uma carroceria sólida, com pintura resistente, acessórios de qualidade e visual atendendo suas expectativas. Então, é só colocar o seu negócio sobre rodas nas ruas e estradas e começar a atender o público.

Na fábrica da Paes Engates, em Campinas, atuam profissionais com expertise em produzir food trucks e reboques com excelência — Foto: Crédito: Divulgação Paes Engates

Conexão com o futuro

Com fábrica e loja localizados no Jardim Cura D’Ars, em Campinas, ocupando uma área de 8.000 m2, a Paes Engates faz questão de atender todos os seus clientes com excelência. Também há uma preocupação da empresa em ser sustentável. Por isso, não abre mão de cuidados no dia a dia, como a coleta seletiva, reciclagem de lixo e resíduos da produção, uso consciente de recursos como água e luz e aproveitamento total de matéria-prima. Além disso, a companhia contribui com um projeto de preservação de uma área de Mata Atlântica para a compensação das emissões de carbono.

Alinhada com as tendências de futuro, a Paes Engates segue trabalhando para continuar entregando produtos de altíssima qualidade e tendo os clientes mais satisfeitos, tanto em sua linha de food trucks, como na de reboques.
Fonte: redeglobo.globo.com/sp/eptv/

Notícias Relacionadas